PSD vira à direita no parlamento da Madeira

O parlamento da Madeira tem brindado o país com situações caricatas, muitas protagonizadas por deputados da oposição. Algumas delas institucionalmente assumidas.

Uma das situações caricatas aconteceu nas Legislaturas de 2007/2011 e de 2011/2015.

É que, ao contrário da configuração em São Bento, desde Maio de 2007 que os deputados do PSD-Madeira passaram a ocupar as bancadas da esquerda.

A situação é agora corrigida na nova Legislatura que arranca a 20 de Abril.

A nova postura política do novo PSD de Miguel Albuquerque fez imperar o bom senso e o PSD regressa ao lado direito do Parlamento Regional.

Desse lado já estava o CDS que, face ao que definiu a Comissão Permanente da nova Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), vai passar para o outro lado.

O CDS protesta por, ao fim de 40 anos, passar da direita para a esquerda do plenário mas terá de se conformar.

A reunião da comissão permanente destinada, nos termos regimentais, a preparar o início da I Sessão Legislativa da XI Legislatura, aconteceu ontem na ALM.

Ficou estabelecido que o PSD passa a ocupar todos os lugares à direita do hemiciclo e a oposição passa para o lado esquerdo.

A proposta foi aprovada com os votos favoráveis do PSD, a abstenção do PS e os votos contra do CDS-PP, do PTP, da CDU, do PAN e do MPT.

Para fazer face à nova configuração parlamentar, terá de ser criada mais uma cadeira do lado esquerdo do hemiciclo.

Recorde-se que, a 29 de Março, o PSD-Madeira conseguiu a maioria absoluta nas Eleições Regionais antecipadas elegendo 24 dos 47 deputados.

Esses 24 deputados sentam-se à direita do Parlamento e todos os outros 23 deputados da oposição à esquerda. São Eles 7 do CDS-PP, cinco do PS, cinco do “Juntos pelo Povo’ (JPP), dois da CDU, dois do BE, um do PTP e um do PND.

O deputado do PSD, Tranquada Gomes, advogado, será o novo presidente da ALM, sucedendo no cargo ao médico Miguel Mendonça.

O CDS-PP, enquanto maior partido da oposição, terá direito a uma vice-presidência da ALM e já indicou o nome de Isabel Torres.