Felizmente eram só confeti

Como circula na internet e de certeza passará nos telejornais da noite, o presidente do Banco Central Europeu, (BCE), Mario Draghi , foi hoje atacado durante a conferência de imprensa mensal da instituição por uma mulher que lhe atirou confeti para cima, enquanto gritava “Fim à ditadura do BCE”. Draghi limitou-se a erguer os braços…

Por sorte, ela limitou-se a atirar confeti. Se tivesse conseguido “furar” a segurança com uma arma, o desfecho podia ser bem diferente.

De resto, o discurso de Draghi foi optimista. O presidente do BCE vê o crescimento económico com perspectivas positivas, e afirmou, de diversas maneiras, que o programa de compra de dívida iniciado pelo BCE no mês passado é um sucesso.

De resto, Portugal endividou-se hoje, com prazos de 3 e de 11 meses, com taxas de juro historicamente baixas(e até negativas), e o contexto de euforia que o mercado de dívida da zona-euro vive deve-se ao programa de compra de dívida do BCE. Aliás, esse programa de compra de dívida é tão extenso que a agência de ratings Moody`s calculou que a dívida portuguesa no mercado se esgote em Abril de 2016.

Em minha opinião, Mario Draghi é verdadeiramente sábio e inovador, e está a desempenhar de forma excelente o seu mandato como presidente do BCE. Não merecia o ataque com confeti.