Presidenciais: Candidato apoiado pelo Livre será escolhido por referendo

O Livre deverá escolher o candidato que irá apoiar nas presidenciais do próximo ano através de um referendo interno. O partido esteve reunido hoje no seu II Congresso, de carácter estatutário, em Almada, onde foi aprovada uma resolução sobre a corrida a Belém, através da qual os congressistas encarregaram os órgãos nacionais do partido de…

Presidenciais: Candidato apoiado pelo Livre será escolhido por referendo

Em nota enviada às redacções, e não obstante o assunto presidenciais ter estado em cima da mesa na reunião magna do Livre, o partido fundado por Rui Tavares faz questão de lembrar a Constituição da República Portuguesa por ser “clara ao distinguir entre momentos eleitorais que são próprios à participação partidária, como as eleições legislativas, e os que essencialmente cabem à mobilização de cidadãos individuais, como é o caso da apresentação de candidaturas às eleições presidenciais”.

Rui Tavares, de resto, tem defendido nas últimas semanas que o assunto presidenciais não deve dominar a agenda dos partidos neste momento, uma vez que já em final de Setembro ou início de Outubro os portugueses são chamados às urnas para votarem na próxima composição da Assembleia da República. Questionado pelo SOL sobre se irá marcar presença na apresentação da candidatura de António Sampaio da Nóvoa a Belém, no dia 29, no Teatro da Trindade, em Lisboa, o ex-eurodeputado eleito pelas listas do Bloco de Esquerda disse não estar em condições de dar uma resposta, para já.

Os congressistas decidiram ainda por unanimidade adoptar a designação Livre /Tempo de Avançar que será usada na campanha para as legislativas. A alteração resulta da aliança entre Livre, Fórum Manifesto, de Ana Drago e Daniel Oliveira, Renovação Comunista e MIC-Porto. O pedido de alteração ao nome do Livre para Livre /Tempo de Avançar irá seguir na próxima semana para o Tribunal Constitucional. Os juízes do Ratton não estão obrigados a autorizar ou não a alteração ao nome dentro de um prazo limite, mas a expectativa é que aquele órgão se pronuncie a tempo da nova designação ser usada nas eleições deste ano.

Do encontro de hoje saiu ainda o calendário para a realização das primárias através das quais serão escolhidos os nomes candidatos ao Parlamento. O processo arranca já no dia 25 de Abril e a expectativa é de que esteja concluído na maior parte dos círculos eleitorais por onde a candidatura Livre/Tempo de Avançar vai a votos no dia 28 de Junho, data em que se realiza o III Congresso do partido, em Lisboa, e que irá marcar o arranque da pré-campanha para as legislativas.

 ricardo.rego@sol.pt