Israel alerta judeus para ameaças terroristas concretas na Tunísia

O Governo do Estado de Israel disse hoje que o país suspeita de “ameaças concretas” de ataques terroristas contra alvos judaicos ou israelitas na Tunísia por ocasião de uma festa judaica que se comemora na quinta-feira.

"A informação indica que há planos para ataques terroristas contra israelitas ou judeus na Tunísia", refere um comunicado do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, citado pela AFP.

 

As ameaças estão ligadas à festa judaica Lag BaOmer, que será celebrada a 7 de Maio próximo, adianta o comunicado do Governo israelita, instando os judeus a não visitarem a Tunísia durante a festa.

 

O ministério do Interior da Tunísia já veio negar a existência de qualquer ameaça de atentado contra alvos judaicos ou israelitas no país. "Não há nenhuma ameaça" de atentado, afirmou um funcionário daquele ministério à Agência France Press (AFP), sob anonimato.

 

Milhares de peregrinos visitam os túmulos de rabinos famosos na altura de Lag BaOmer, incluindo na Tunísia, na ilha de Djerba, onde existe uma das últimas comunidades judaicas no mundo árabe.

 

Vários milhares de judeus de França e Israel fazer a viagem para a ilha de Djerba todos os anos. Em 2002, 19 pessoas morreram, na sequência de um ataque à antiga sinagoga El Ghriba atribuído à Al-Qaeda.

Lusa/SOL