Internacional

Governo colombiano declara o seu apoio ao casamento e adopção por homossexuais

O ministro do Interior da Colômbia, Juan Fernando Cristo, reiterou o apoio do Governo à comunidade lésbica, gay, bissexual e transexual (LGBT) na sua luta para obter direito ao casamento e à adopção de crianças.

"O Governo nacional apoia a luta pela igualdade e actuaremos em conformidade, conscientes que tal passa por conseguir o casamento igualitário e a adopção igualitária", assinalou Juan Fernando Cristo, à margem de um fórum sobre o tema organizado pela Fundação Bom Governo da Universidade dos Andes.

O ministro sublinhou que o Governo não deseja submeter "assuntos de direitos à vontade das maiorias" já que "o respeito pelos direitos não é opcional".

Juan Fernando Cristo afirmou que o Governo está consciente que os colombianos, segundo os inquéritos, estão contra o casamento igualitário de pessoas do mesmo sexo, mas garantiu que o Executivo acredita na igualdade para todos e por isso se compromete a assumir a luta "numa cenário que não é fácil".

O ministro sublinhou que, desde que o Governo liderado pelo Presidente Juan Manuel Santos assumiu o poder, foram tomadas medidas regulamentares e administrativas, na sua esfera de competência, de modo a que os direitos da comunidade LGBT fossem respeitados.

Lusa/SOL