PCP apresenta ‘eixos essenciais’ do programa eleitoral

O secretário-geral do PCP apresenta hoje os “eixos essenciais” do programa eleitoral dos comunistas que vão concorrer às legislativas de setembro/outubro com “Os Verdes” e Intervenção Democrática, juntos na Coligação Democrática Unitária (CDU).

PCP apresenta ‘eixos essenciais’ do programa eleitoral

A iniciativa está prevista para as 17h30, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa e vai contar com uma primeira intervenção por parte do membro do comité central Agostinho Lopes, para um "diagnóstico do estado do país", seguindo-se um vídeo sobre o mesmo tema de 14 minutos, antes do discurso do líder, Jerónimo de Sousa.

Além das diversas audições com representantes de outras instituições e organizações e das sessões públicas que o PCP tem organizado, os "eixos essenciais" devem centrar-se no documento "Soluções Para o País", que tem vindo a ser elaborado e no qual os comunistas exigem o fim da "exploração, empobrecimento e declínio nacionais", "uma rutura com a política de direita" e "os interesses dos monopólios", bem como com "as imposições da União Europeia (UE)" e com "o processo de subversão da Constituição da República".

Os "eixos essenciais" serão depois incluídos no programa eleitoral da CDU, cuja apresentação está agendada para 07 de julho.

"O PCP propõe a renegociação da dívida, nos prazos, juros e montantes, reduzindo significativamente os seus encargos anuais" e a aposta na "produção nacional". O PCP advoga ainda "a devolução daquilo que foi roubado, a valorização do trabalho e dos trabalhadores" e o fim do "confisco de salários e pensões", para lá da proteção das funções sociais do Estado e "o fim das privatizações".

Lusa/SOL