Novo modelo da Peugeot Citroen vai ser produzido em Mangualde

O ministro da Economia, Pires de Lima, avançou hoje que o novo modelo da Peugeot Citroen vai ser produzido em Mangualde a partir de 2018, sendo realizado um investimento de perto 50 milhões de euros para modernizar a fábrica.

Novo modelo da Peugeot Citroen vai ser produzido em Mangualde

"Vai-se produzir aqui [em Mangualde] um novo modelo, o K9, a partir de 2018, que vem assegurar a sustentabilidade da unidade. Este investimento dá uma nova visão a esta fábrica que estava a ser ameaçada", alegou.

Depois de uma visita ao Centro de Produção de Mangualde da PSA Peugeot Citroen, Pires de Lima congratulou-se com este investimento, depois de durante algum tempo ter pairado a ameaça de um possível encerramento.

"É uma enorme alegria e satisfação que o primeiro anúncio de investimento dentro do novo Quadro Comunitário Portugal 2020, ligado ao regime de incentivos negociais, seja feito precisamente aqui", referiu.

De acordo com o governante, este investimento na unidade de Mangualde fica a dever-se ao facto de a sua administração e trabalhadores serem competitivos, o que vai permitir "assegurar a sua sustentabilidade".

"Somos bons aqui em Mangualde a produzir automóveis. Um automóvel que, ainda por cima, é produzido integrado numa cadeia de valores cada vez mais nacional: o objetivo, aliás, é que seja 100% nacional", sustentou.

Pires de Lima destacou ainda que, além do mérito da administração da empresa e dos seus trabalhadores, há também "o mérito da administração pública, porque várias vezes ouviram dizer o principal responsável da PSA a nível mundial, o engenheiro Carlos Tavares, que novos investimentos não poderiam ser feitos se Portugal não fosse um país competitivo do ponto de vista da mobilidade, energia e muitas outras áreas".

"O facto de a PSA ter decidido investir agora quase 50 milhões de euros em Portugal, nesta unidade, tem de ser tomado, em termos de conclusão, como a prova de que a administração pública, em múltiplos setores, soube estar à altura do desafio lançado pelo engenheiro Carlos Tavares. Somos competitivos, porque se não fossemos competitivos este investimento teria ido para outro país", evidenciou.

A produção deste novo modelo – o K9 – em Mangualde será partilhada com a fábrica da PSA de Vigo, em Espanha.

Em 2016, a fábrica de Mangualde arranca com o projeto de modernização e inovação dos processos produtivos no valor total de 48,2 milhões de euros, tornando este centro "ainda mais flexível e competitivo".

Lusa / SOL