Jornalista assassinado após criticar futebolista no Facebook

Um jornalista azeri morreu no domingo depois de ter sido violentamente agredido por familiares de Javid Huseynov.

Huseynov, internacional azeri que alinha no Gabala (por onde passaram Marat Izmailov e Yazalde), tinha insultado um outro jornalista depois de este o ter questionado por exibir uma bandeira turca antes de um jogo contra uma equipa cipriota. (Nota: a Turquia ocupa o norte do Chipre desde 1974, e o Azerbaijão é um histórico aliado dos turcos, de quem é étnica e culturalmente muito próximo)

Rasim Aliyev comentou o incidente através do Facebook, criticando Huseynov: “Não quero que alguém tão amoral, impertinente e descontrolado me represente nos relvados europeus”.

No sábado, familiares de Huseynov agrediram violentamente Aliyev, roubando-lhe ainda a carteira e o telemóvel. Ainda no mesmo dia, o jornalista deu uma entrevista a partir da cama do hospital, responsabilizando o futebolista e a família pelo crime. Estava consciente mas ferido com gravidade: no domingo, morreu com uma hemorragia interna.

Esta segunda-feira, a polícia do Azerbaijão deteve vários suspeitos do crime, e um porta-voz do Presidente Ilham Aliyev expressou “sérias preocupações” sobre este ataque à liberdade de expressão.

O Governo do Azerbaijão é no entanto acusado além-fronteiras de perseguir jornalistas críticos. Muitos dos repórteres que investigam suspeitas de corrupção e abuso de poder estão detidos, escondidos ou exilados. Na semana passada, as autoridades azeris anunciaram ainda planos para aumentar o controlo do que é dito e partilhado em redes sociais como o Facebook e serviços como o Skype e o WhatsApp.