Faltam projetos turísticos no Algarve

A região do Algarve foi uma das que mais cresceram ao nível do mercado residencial e turístico, nas últimas décadas do século passado. Mas na viragem para o século XXI e na entrada do novo milénio tudo se alterou, e nem mesmo a atração do sol algarvio conseguiu afastar o ‘fantasma’ da retração na comercialização…

Todavia, em 2015 poderá ser o melhor ano de sempre do turismo em Portugal.  O país está a captar a atenção a nível internacional e a chegada de turistas é crescente, segundo a opinião de Desidério Silva, presidente do Turismo do Algarve. No ano passado foram registadas 16,4 milhões de dormidas. O responsável antecipa que este ano sejam mais de 17 milhões e vincou ainda que no mês de Agosto não havia camas livres nos hotéis – uma tendência que deverá manter-se em Setembro e Outubro.

É necessário voltar a olhar para os projectos turísticos que ficaram parados, enquanto outros estão a agarrar a oportunidade. Mesmo que não sejam de grande dimensão nem construídos de raiz e explorados por grandes cadeias hoteleiras, vão surgindo empreendedores que apostam no turismo, aproveitando a reabilitação de imóveis locais.

Potencial de crescimento

Exemplo disso é o Vila Cacela, que abriu na semana passada em regime de soft opening o mais recente projeto turístico da região do Sotavento Algarvio. Localizado no centro de Vila Nova de Cacela, a unidade hoteleira com 10 quartos transporta os hóspedes para o ambiente histórico e cultural da região, com enfoque especial para a gastronomia e a dieta mediterrânica do Algarve. O turismo surge aqui como um aliado da reabilitação urbana, do património, da história, da gastronomia e da paisagem algarvia.

O projecto do Vila Cacela é composto por duas fases. A primeira constituída pela remodelação dos quartos, construção e aumento da esplanada, requalificação do bar  e restaurante,  jardim e zonas verdes de lazer.

Na segunda fase, cuja conclusão está prevista para Janeiro/Fevereiro de 2016, a nova unidade hoteleira irá contar com um novo piso e aumento do número de quartos. Irá ainda ter uma piscina exterior com apoio de bar.

“O turismo no Algarve tem crescido gradualmente e de certeza que irá continuar a evoluir, apostando sempre na diversidade, tanto a nível hoteleiro como gastronómico, e num clima que torna o Algarve um ex-libris da Europa”, revela Tiago Nobre, director operacional do Vila Cacela.

O responsável adianta que é um desafio investir em património e reabilitá-lo para o turismo: “Com este projecto só pretendemos melhorar, reabilitar, reciclar, dar personalidade ao espaço com funcionalidade e enquadramento paisagístic, promovendo ofertas variadas apostando no empreendendo da arquitetura regional”.

A sazonalidade da região não o assusta. Cada vez mais o sotavento algarvio tem uma procura/oferta na época baixa, associado com um clima moderado propício ao lazer. “O Vila Cacela tem o seu plano estratégico muito bem delineado. Queremos combater algumas lacunas no sotavento algarvio não só com o Vila Cacela mas com outros projectos. Pretendemos captar um público médio/alto e oferecer aos clientes um serviço personalizado e muito próximo”.