Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República

A esquerda venceu o primeiro braço-de-ferro no Parlamento com a eleição do socialista Ferro Rodrigues para a presidência da Assembleia da República, que contou com o voto de 120 deputados. Uma eleição que mereceu aplausos de pé da bancada do PS mas também de alguns deputados do BE.

Ferro Rodrigues eleito presidente da Assembleia da República

A coligação de direita do PSD e do CDS propôs o nome de Fernando Negrão, que se ficou pelos 108 votos. Como Negrão recordava hoje, a tradição em 40 anos tem sido a do nome do presidente da Assembleia da República sair do partido vencedor das eleições, mas o PS entendeu que devia ser a maioria parlamentar a escolher a segunda figura de Estado, avançando com o nome do ex-secretário geral do PS e até agora líder da bancada.

Este foi um teste decisivo para António Costa que – depois de o Presidente da República ter comunicado ontem ao país, numa mensagem com duras críticas à esquerda, que já indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro – anunciou que o PS também vai avançar com uma moção de rejeição ao programa de Governo de Passos Coelho e Paulo Portas.
A moção do PS vem juntar-se às moções já anunciadas do BE e do PCP.

O resultado desta eleição, a sinalizar a união da maioria da esquerda parlamentar, é já um mau presságio para o Governo que Passos Coelho está a preparar e que deverá ser conhecido até ao final da próxima semana para em seguida tomar posse.

sofia.rainho@sol.pt