Leal da Costa: ‘É natural eu assumir a pasta’

Ex-consultor de Cavaco Silva para a área da Saúde, o médico Fernando Leal da Costa era até agora secretário de Estado adjunto do ministro de Paulo Macedo, a quem sucede.

Leal da Costa: ‘É natural eu assumir a pasta’

Ao SOL, o novo ministro diz considerar que a sua nomeação significa uma "continuidade" do que foi feito nos últimos quatro anos. "Temos agora de ver o que vamos fazer, mas a nossa preocupação é apresentar o programa do Governo", refere Leal da Costa, admitindo, porém, estar "preocupado com momento" político que se está a viver.

Fernando Leal da Costa é hematologista e fez o primeiro autotransplante de medula óssea em Portugal. "Nessa altura ainda estava no Hospital de Santa Maria", recorda o agora ministro, que mais tarde passou para o Instituto Português de Oncologia de Lisboa (IPO), onde, aliás, dirigia o Serviço de Hematologia quando em 2011 foi escolhido para integrar como secretário de Estado o Governo de Passos Coelho.

Pelo meio, foi subdirector-geral da Saúde entre setembro de 2001 e junho de 2002, integrou a Comissão de Coordenação para a elaboração do Plano Nacional de Saúde de 2003 a 2004 e foi membro da Comissão de Acompanhamento do Plano Nacional de Saúde desde 2004 a 2006. Nesse ano, em março, tornou-se consultor da Casa Civil da Presidência da República.

catarina.guerreiro@sol.pt