PCP reúne Comité Central durante todo o domingo

O PCP vai convocar os membros do seu Comité Central para uma reunião no domingo, confirmou à Lusa fonte comunista, para analisar o eventual entendimento com o PS para uma alternativa governativa.

PCP reúne Comité Central durante todo o domingo

O encontro do órgão dirigente alargado do partido tem início marcado para as 11h00 e deverá ser seguido de uma conferência de imprensa para dar a conhecer as suas conclusões, já pela tarde/noite, desconhecendo-se ainda as horas a que terá lugar.

O secretário-geral do PS, António Costa, deslocou-se quarta-feira à noite à sede nacional comunista, na rua Soeiro Pereira Gomes, para um último esforço de conciliação com o homólogo do PCP, Jerónimo de Sousa, antes das reuniões dos órgãos socialistas, marcadas para o fim de semana.

Hoje mesmo, os bloquistas anunciaram, na Internet, a conclusão das negociações com o PS, considerando que estão criadas as condições para um acordo à esquerda, mas remeteu a divulgação de pormenores sobre o acordo com os socialistas para depois da aprovação da decisão por parte dos outros partidos ainda em conversações.

As trocas de informação bilaterais entre PCP e PS continuam, tal como entre socialistas e ecologistas, mas tanto comunistas como ecologistas excluem, para já, a participação formal num futuro Governo de esquerda, adiantaram à Lusa outras fontes.

A Lusa questionou igualmente o PS, mas a assessoria de Costa, remeteu esclarecimentos para uma entrevista que o líder socialista tem hoje agendada com a televisão SIC, pelas 20h00.

Lusa/SOL