Politica

Catarina Martins garante que Marisa não vai desistir das presidenciais

A porta-voz do Bloco de Esquerda afirmou, esta segunda-feira, que a candidata presidencial pelo partido (BE), Marisa Matias, não vai desistir da corrida, antes da primeira volta das eleições.

Catarina Martins garante que Marisa Matias não vai desisitir da corrida a Belém a favor da candidatura de Sampaio da Nóvoa, de modo a concentrar votos à esquerda.

"Se há algo que as eleições legislativas nos ensinaram é que os excessos de tacticismo aritmético falham. Pelo contrário, a mobilização da esquerda é que torna possível a alteração do panorama político em Portugal", afirmou a líder bloquista, citada pela Lusa.

Catarina Martins acrescentou mesmo que o objetivo de Marisa Matias é passar à segunda volta das presidenciais e impedir a eleição de Marcelo Rebelo de Sousa, “o candidato apoiado pela direita” logo à primeira. A porta-voz do BE teceu ainda duras críticas a Maria de Belém, acusando-a de "sobrepor as regras europeias à Constituição da República".

“Começaram estas eleições presidenciais com a ideia de que Marcelo Rebelo de Sousa ganharia à primeira volta e que o próximo Presidente da República continuaria a ser uma figura de apoio ao PSD e ao CDS-PP, mas essa realidade está a mudar e é cada vez mais provável a existência de uma segunda volta. A candidatura de Marisa Matias e a mobilização da esquerda foi essencial para este processo", adiantou.