Centeno: Banif vai pesar nas contas públicas mas não conta para défice de Bruxelas

O ministro das Finanças explicou hoje no final do Conselho de Ministros que o dinheiro aplicado na solução do Banif virá do Orçamento do Estado e terá reflexos no défice global deste ano. Contudo, Mário Centeno esclareceu também que a operação “não terá consequências a nível do Procedimento por Défice Excessivo”. Ou seja, será encarada…

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma alteração ao orçamento do Estado para 2015 para incorporaro esforço de 2,25 mil milhões de euros que o Estado vai fazer para solucionar o caso Banif. Mário Centeno frisou que a solução terá ainda impactos “nos défices futuros na medida em que aumenta o endividamento do país”.

O ministro indicou ainda que o Governo procurou junto das autoridades “todas as possibilidades para evitar o cenário de liquidação” mas que as opções eram “limitadas” porque o processo de reestruturação do banco e as investigações de Bruxelas às ajudas públivas que deu ao Banif em 2013 não estavam ainda fechadas. Segundo o ministro, há “alguma evidência” de que a não tomada de decisões pelo anterior Governo estará relacionada com a proximidade de eleições legislativas e saída limpa do programa da troika.

joao.madeira@sol.pt