Economia

Portugueses fazem cada vez mais comparação de preços nas telecomunicações

A funcionalidade mais utilizada no simulador foi a consulta de tarifários de internet.

O simulador COM.escolha, comparador de tarifários da ANACOM, recebeu entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2015 mais de 146 mil visitas de quase 120 mil utilizadores. Estes números traduzem um crescimento de 55,22% no número de visitas e de 46,72% no número de utilizadores face a 2014.

A funcionalidade mais utilizada em 2015 foi a consulta de tarifários de internet.

Durante o ano foram visitadas 713 547 páginas, o que representa uma média de 4,87 páginas por visita. O tempo médio despendido por visitante situa-se nos 4 minutos e 37 segundos, com uma taxa de retorno de 16,8%, sendo que 83,2% dos acessos foram originados por novos utilizadores.

Para o crescimento verificado na utilização do COM.escolha contribuiu a introdução de novas funcionalidades em 2015, que permitem aos consumidores fazer uma análise mais completa dos vários tarifários existentes no mercado, habilitando-os a fazerem as escolhas mais adequadas às suas necessidades.

O comparador de tarifários da ANACOM passou a incluir os tarifários de Internet no telemóvel e os custos com instalação/ativação e com a aquisição/aluguer de equipamentos, aspetos relevantes quando se faz a comparação dos custos das ofertas. Sobretudo numa altura em que as diferenças de preços e de características entre as várias ofertas existentes no mercado se esbatem, e em que as diferenças entre os vários produtos resultam, muitas vezes, dos custos de instalação/ativação e dos custos de aquisição /aluguer de equipamentos.

O COM.escolha inclui ainda informação sobre os preços das chamadas de voz e das mensagens de texto do serviço móvel e dos pacotes que integram este serviço, bem como informação específica sobre os custos de rescisão dos contratos.