V. S. Naipaul no próximo FOLIO

V. S. Naipaul é uma das confirmações apresentadas hoje para a próxima edição do FOLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos, que terá lugar de 22 de setembro a 2 de outubro.

O autor de romances como “A Curva do Rio”, “Uma casa para Mr. Biswas” e “O Enigma da Chegada”, e distinguido com o prémio Nobel em 2001, já garantiu a sua presença na segunda edição deste festival, peça fundamental para a nomeação de Óbidos como Vila Literária da UNESCO.

Este FOLIO celebrará os 500 anos da publicação da “Utopia”, de Thomas More, mas também destacará o Ano Internacional do Entendimento Global, o centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, os 500 anos da morte do pintor Hieronymus Bosch e os 400 da morte de William Shakespeare e Miguel de Cervantes, além de dedicar um dia ao poeta Ruy Belo. Temáticas que o ministro da Cultura, João Soares, elogiou amplamente: “Estou absolutamente deslumbrado com este programa e não sou de cortesias fáceis por isso é com sinceridade que o digo. O FOLIO é um exemplo para o investimento que tem de ser feito na cultura e que deve ser refletido no Orçamento de Estado, mesmo nas alturas mais difíceis como a que agora vivemos. Sou fã da “Utopia”, do Thomas More, e estou certo de que esta edição vai ser um imenso sucesso para honrar Óbidos e a região do Oeste e, sobretudo, para dignificar Portugal. E se me aceitarem para dizer um ou dois poemas do Ruy Belo – também a minha mãe disse muitos poemas dele – aceito certamente o convite.”

Além de Naipaul, outros nomes já confirmados são Miguel Sousa Tavares, Rui Cardoso Martins, Afonso Cruz, o mexicano Juan Pablo Villalobos, o islandês Jón Kalman Stefánsson e a angolana Djaimilia Pereira de Almeida, mas serão muitos mais os participantes. “Teremos cerca de 50 autores e com as mesas a ocorreram nos períodos da tarde e noite. Trazer novos talentos literários a Óbidos é trazer novos mundos ao mundo, é um desafio fazer convergir o mundo literário em Óbidos”, explicou José Eduardo Agualusa, curador da Folio Autores, durante a apresentação do festival, hoje, na livraria Ler Devagar, na LX Factory, em Lisboa. A Folio Autores é um dos cinco capítulos em que se subdivide este festival – Folia, Folio Autores, Folio Educa, Folio Ilustra e Folio Mais – que inclui mesas redondas, maratonas de leitura, música, teatro, cinema, exposições, aulas e ainda lançamentos de livros.