Bordalo Pinheiro é mote das Festas de Lisboa

Depois de um maio chuvoso, junho até podia chegar sem que se desse por isso, não houvesse Santo António para nos lembrar que já é hora de ir para a rua comer sardinhas. Santo António e Rafael Bordalo Pinheiro, figura destacada da edição deste ano das Festas de Lisboa, pelo 170.º aniversário do seu nascimento…

Marchas e casamentos à parte, que constituem o ponto alto da programação desde que há memória, junho em Lisboa é cada vez mais um mês de eventos, festejos e programas noturnos. Já hoje inaugura a exposição coletiva dos Tronos de Santo António, espalhada por toda a cidade (serão disponibilizados roteiros para quem quiser fazer o percurso durante o fim de semana) e realiza-se, às 21h00, a partir do Rossio, a Corrida de Santo António, pela primeira vez à noite, com manjericos de prémio para os participantes que conseguirem completar os dez quilómetros de prova.

Entre os concorridos arraiais, cada bairro tem o seu mas há uns menos óbvios do que outros. Além do já afamado Arraial da Vila Berta, na Graça (3 a 13 de junho), destaque para o dos Navegantes (3 a 5 de junho), para quem quiser ficar-se pelo Parque das Nações, ou a segunda edição do Arraial do Kiko e do Oliveira, que como o nome sugere junta o Chef Kiko à animação do famoso Sr. Oliveira, dia 24 de junho a partir das 17h30, no jardim, para acabar cedo porque no dia seguinte, logo a partir das 16h00 é dia de Arraial Pride, no Terreiro do Paço.

É justamente essa, e já na próxima sexta-feira, a noite que promete ser das melhores de todos os Santos. Deixem o Pimba em Paz começa às 22h00, tem entrada livre e conta com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo para lhe darem a conhecer «o pimba como nunca foi visto antes», que é o mesmo que dizer reinventado por Mário Laginha, Filipe Melo e Nuno Rafael, acompanhados pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Bruno Nogueira garante apenas que cada minuto «vai saber bem», pois sabe que esse é dia do jogo de abertura do Euro 2016, que será projetado antes do espetáculo, e que por isso este tem tudo para ser «um belo serão».

Se prefere ficar-se por um programa menos arriscado, de 16 a 18 de junho há Fado no Castelo, a partir das 22h00, sem reservas nem lugares marcados, com Carminho, José Manuel Neto e Ana Moura. E não vá dar-se o caso de tradição não ser consigo, a 1 de julho, para quebrar os costumes, Buraka Som Sistema atuam no espetáculo Globaile. 

Deixando a música, este sábado é a Noite da Literatura Europeia, com atores portugueses a lerem obras de 13 autores europeus em vários espaços entre o Carmo e a Trindade. E a 13 de junho destaque para a comemoração dos 128 anos do nascimento de Fernando Pessoa, na Casa Fernando Pessoa, em Campo de Ourique. Sardinhas, Santo António, Bordalo Pinheiro, Fernando Pessoa, afinal isto anda tudo ligado.