Escolas com contratos de associação vão fazer vigílias em Belém

Estão previstas 4 vigílias durante o mês de Julho

Nas próximas quatro sextas-feiras, Marcelo Rebelo de Sousa vai receber a visita de alunos, pais e professores das escolas com contratos de associação que ficaram impedidas de abrir turmas de primeiro ciclo.

As vigílias vão ser temáticas: esta sexta-feira o tema é "Custo mais barato". A 8 de julho, o tema será o da “liberdade de escolha” de alunos e pais para optarem pela escola que desejam. Na sexta-feira, dia 15, estará em causa a “revogação do despacho” normativo 1H/2016, que regula o regime de matrículas e frequência dos alunos e cuja aplicação impede a frequência das 79 escolas por parte de alunos de fora das respetivas freguesias. Finalmente, no dia 22 de julho, a vigília será dedicada ao “cumprimento dos contratos”, onde vão apelar ao cumprimento do concurso lançado em 2015, inicialmente pensado para três anos.

Cada vigília irá envolver cerca de vinte das 79 escolas com contrato de associação. 

As vigílias comçam às 19h e duram até às 23h. Em todas as ocasiões será entregue ao Presidente da República, uma mensagem com uma exposição de motivos sobre o tema daquela vigília.