São Patrício: de Marrazes para o mundo da bola

Começou pelo futebol de sete, mas rapidamente passou para uma baliza maior: a do Sporting, quando tinha apenas 12 anos. Aos 18 anos chegou à equipa principal. Nas seleções mais jovens fez 33 jogos, até Paulo Bento lhe dar a  titularidade nos seniores em 2010. Nunca mais deixou a baliza para outros.

O estilo meio desengonçado e a fala meio envergonhada não ajudaram ao reconhecimento profissional quando se estreou em 2006, ainda com idade de júnior, na equipa principal do Sporting, apesar de no primeiro jogo ter defendido um penálti, matéria em que se tornou especialista. Tinha então 18 anos e o jogo na Madeira, contra o Marítimo, serviu de apresentação do jovem que chegara a Alvalade aos 12 anos, depois de ter dado nas vistas no Leiria e Marrazes.

Reza a história que Patrício só se tornou guarda-redes, nos campos de futebol de Leiria, porque o colega que ocupava o lugar entre os postes se chateou e o treinador de então olhou para a estatura de Rui Patrício e encaminhou-o para a baliza. Num torneio onde estavam olheiros do Sporting, o Marrazes, como era conhecido, destacou-se na baliza e chegar ao clube de Alvalade foi o tempo que levou a convencer os pais.

Internacional nos vários escalões inferiores da Seleção, onde fez 33 jogos, acabaria por consolidar a titularidade do Sporting no ano seguinte ao tal jogo contra o Marítimo. Do alto do seu metro e noventa, Patrício foi conquistando o seu espaço no clube leonino, onde acabaria por chegar a capitão, até à chegada de Jorge Jesus ao clube de Alvalade – o treinador prefere jogadores de campo ostentando a braçadeira.

De reflexos rápidos e muito bom entre os postes, o jovem introvertido acabaria por ser uma das vítimas de ‘espionagem’ aos jogadores, vendo a sua vida vasculhada por detetives contratados pelo então dirigente do Sporting, Paulo Pereira Cristóvão.

Rui Patrício fez o seu primeiro jogo a titular pela Seleção frente à Espanha, então campeã mundial, em 2010. Antes, no Euro de 2008, disputado na Áustria e na Suíça, ainda com Ricardo a titular na baliza, viu todos os jogos do banco. Depois, entrou Carlos Queirós na Seleção e o guarda-redes do Sporting nem foi convocado para o Mundial de 2010, disputado na África do Sul. 

Para Rui Patrício, Novembro deve ser um mês especial, pois estreou-se pela equipa do Sporting a 19 de Novembro de 2006 e regressou à titularidade a 24 de Novembro de 2007. Pela Seleção, entrou a titular contra a Espanha a 17 de Novembro de 2010, não tendo perdido mais o lugar.

Agora, em França, ganhou o nome de Santo Patrício, depois de defender o penálti contra a Polónia nos quartos-de-final e pela estrondosa exibição na final contra a França. Aos 28 anos, Patrício pode sonhar com tudo: uma equipa de dimensão mundial e um Campeonato do Mundo pela Seleção.