Futebol. Fernando Santos ao lado de Marco Silva contra José Eduardo

Selecionador nacional considera que o técnico foi difamado publicamente pelo comentador leonino

Fernando Santos testemunhou esta quinta-feira a favor de Marco Silva e contra José Eduardo, num processo que opõe as duas personalidades com passado no Sporting. Ouvido no Campus da Justiça, em Lisboa, o selecionador nacional não teve dúvidas em colocar-se ao lado do ex-treinador dos leões, que moveu o processo contra o comentador e antigo futebolista por difamação. "Na altura, falei com o Marco e ele estava perplexo. Liguei-lhe para o apoiar. Não revejo o Marco em nada do que foi dito. Não gostei das declarações e, se fosse comigo, não teria gostado na mesma. Foram ataques ao caráter do Marco. As declarações chocaram-me", disse Fernando Santos.

No final de 2014, recorde-se, José Eduardo acusou publicamente Marco Silva, então treinador do Sporting, de ter uma agenda própria que ia contra os interesses do clube leonino. Posteriormente, Marco Silva colocou então o comentador leonino em tribunal, acusando-o de três crimes de difamação agravada, pelos quais exige uma indemnização de 45 mil euros a reverter a favor de instituições de caridade.

Ouvido também nesta quinta-feira, o presidente da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), José Pereira, repudiou igualmente as declarações de José Eduardo. "Foram despropositadas, provocatórias e não correspondem à verdade. O Marco Silva goza de um estatuto de grande seriedade, o qual é reconhecido pelos restantes treinadores de futebol. Sinceramente, não me recordo de uma situação semelhante a esta, com afirmações tão pejorativas. Foi uma situação discutida entre treinadores, inclusive em alguns fóruns. Não conheço nenhum colega que não reconhecesse um grande caráter ao Marco Silva e não o considerasse um homem exemplar", afirmou o dirigente.

A próxima sessão do julgamento está marcada para 8 de novembro, sendo que a última está agendada para 13 de dezembro, onde deverão ser conhecidas as alegações finais de ambas as partes.