Politica

Bruxelas ainda não recebeu a proposta do Orçamento do Estado

A ministra da Presidência disse estar confiante na aprovação do documento por parte da Comissão Europeia

A Comissão Europeia ainda não recebeu a proposta do Orçamento do Estado para 2017.

“O plano de esboço orçamental português ainda não chegou", afirmou uma porta-voz da Comissão, esta manhã, citada pelo Expresso.

O prazo oficial para a entrega seria sábado, mas o comissário para os Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, disse na semana passada que os governos teriam até hoje ao final do dia para submeter os orçamentos. Portugal irá submeter não só a proposta do OE, mas também um relatório sobre as medidas adotadas no âmbito do processo de sanções por défice excessivo no ano passado.

A ministra da Presidência realçou que os prazos de entrega impostos por Bruxelas serão cumpridos “como sempre”.

Maria Manuel Leitão Marques disse estar confiante na aprovação do documento por parte de Bruxelas e defende que o facto de Portugal estar a cumprir os seus objetivos promove a confiança não só da Comissão Europeia como dos mercados.

"A Comissão Europeia deve ver que nós cumprimos com aquilo que era a nossa meta e, pela primeira vez, o défice vai ficar abaixo dos 3% [do PIB] e que também cumprimos com aquilo que eram os objetivos do nosso programa de Governo", afirmou a governante, esta segunda-feira, em Bruxelas.