Nova história de Tolkien vai ser publicada em 2017

História de amor tinha um significado especial para o autor e a sua mulher

Vai ser editado um novo livro de JRR Tolkien – A obra retrata o romance entre o humano Beren e a elfa Lúthien e será publicado em maior do próximo ano, revela o jornal britânico Guardian.

A história foi escrita em 1917, depois de Tolkien regressar da Primeira Grande Guerra. O pai de Lúthien é contra a união da filha com um homem, por isso decide dar a Beren uma tarefa impossível roubar: “o maior de todos os seres malvados, Melkor, conhecido por Morgoth”. Só depois terá autorização para casar com a sua filha.

De acordo com um comunicado da editora HarperCollins, esta história “é um elemento essencial na evolução” de ‘O Silmarillion’, uma das maiores obras de Tokien.

Esta obra irá incluir ainda passagens em prosa e verso retiradas de textos mais tardios – passagens essas que ajudam a ilustrar a forma como a narrativa de Tolkien evoluiu ao longo dos anos e como foi construindo as suas obras.

Uma curiosidade: estas personagens eram tão importantes para Tolkien que o nome da elfa, Lúthien, está gravado na campa da sua mulher Edith, que morreu em 1971. O escritor morreu dois anos depois e foi sepultado junto da mulher. Nessa altura, foi acrescentado o nome do homem, Beren.