Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo de concertação social

Assunção Cristas acusou o primeiro-ministro de estar a mentir quando este afirmou que o acordo de concertação social já estava assinado por todos os parceiros.

Cristas acusa Costa de mentir sobre acordo de concertação social

“Eu não sei se houve alguma assinatura escondida entre as 13h e as 15 porque às 13h estava com um parceiro social que não tinha assinado o acordo”, afirmou a líder do CDS. “O senhor mente. Mente de cada vez que aqui vem”, acrescentou.

Para Cristas, a assinatura de Costa no acordo “não vale nada”, uma vez que não tem “base para cumprir esse acordo”.

A resposta de Costa não tardou. “O governo cumpriu a parte que lhe cabia, o Presidente da República cumpriu a parte que lhe cabia, os parceiros sociais cumpriram a parte que lhes cabia, agora os senhores deputados cumprirão a parte que vos cabe”, defendeu o primeiro-ministro, acrescentando que “num regime democrático, o governo respeita o soberano exercício por parte da Assembleia da República”.

A presidente do CDS continuou 'no ataque', considerando que existe “um acordo de primeira e um acordo de segunda”, já que o primeiro-ministro “vangloria-se com o salário mínimo”, mas quanto à TSU não garante o seu cumprimento. “Não é isso que é suposto fazer na concertação social”.

“O senhor tem uma maioria intermitente. Não tem uma maioria estável, credível e duradoura. O senhor não tem condições para estar aí”, acrescentou.

Cristas recordou que o partido já anteriormente votou contra esta medida, uma vez que tinha como base um financiamento da Segurança Social e revelou que o CDS irá apresentar um proposta para prolongar os 0.75 pontos percentuais a redução da TSU, ao contrário dos 1.25 pontos percentuais que o atual governo pretende.