Marcelo antecipa rating da Fitch para Portugal

Presidente da República falou no início da tarde, quando o anúncio da agência de notação financeira será feito às 21h

Marcelo antecipa rating da Fitch para Portugal

O Presidente da República antecipou-se à Fitch e anunciou que a agência de notação financeira vai manter o rating de Portugal, ou seja, no nível lixo

“A agência Fitch mantém o rating de Portugal, à espera da decisão das instituições europeias”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, esta sexta-feira.

O chefe de Estado falava aos jornalistas antes de ter ido almoçar com um casal de antigos sem-abrigo e destacou duas boas notícias: a estimativa do défice da UTAO e a manutenção do rating do país por parte da Fitch – o anúncio está previsto para hoje às 21h.

Marcelo Rebelo de Sousa afirmou ainda que há “três pontos” em que se verificou “uma evolução estável, uma evolução positiva. O primeiro ponto é no saldo primário, isto é, mais receitas do que despesas, tirando os juros da dívida. O segundo é na balança de pagamentos, nas relações com o exterior – isso é uma boa notícia – o terceiro é no crescimento económico”.

Ainda assim, sublinhou o Presidente da República, “é preciso confirmar estes números nos próximos meses e é preciso que as instituições europeias, olhando para isso e para a evolução do sistema financeiro, reconheçam que Portugal está a dar passos”.