EUA. Trump quer palavras-passe das redes sociais de quem quer entrar no país

Países muçulmanos podem vir a ser os mais controlados 

As embaixadas dos Estados Unidos podem vir a pedir as palavras-passe das contas das redes sociais das pessoas que pediram um visto, de forma a fazer inspeções profundas, adiantou esta quarta-feira o secretário da Segurança Interna, John Kelly.

Esta medida pretende reforçar os controlos prévios dos visitantes e eliminar os que poderiam constituir uma ameaça à segurança. Donald Trump qualifica a medida como sendo de “verificação extrema”.

Os países mais prejudicados são praticamente todos de origem muçulmana, como é o caso do Irão, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iémen, cujos processos de controlo são muito reduzidos, avança a mesma fonte.

Foi durante uma audição da comissão da Câmara dos Representantes que John Kelly avançou que “queremos ter a possibilidade de consultar as suas redes sociais, com as palavras-passe. É muito difícil fazer controlos verdadeiros nestes países, nos sete países (…). Mas se vierem, queremos poder dizer que sítios na internet visitam e que nos deem as suas palavras-passe para que saibamos o que fazem na internet".

O próprio sublinhou ainda que estes controlos reforçados seriam certamente aplicados no futuro, ainda que isto signifique ter prazos mais longos para a atribuição dos vistos.

"Se quiserem verdadeiramente vir para a América, vão cooperar. Senão, [que venha o] seguinte", concluiu o secretário da Segurança Interna.