Politica

Concelhia do CDS de Sintra não quer apoiar Marco Almeida

A concelhia do CDS de Sintra rejeitou ontem a proposta de coligação com PSD para apoiar o independente Marco Almeida.

A esmagadora maioria dos 60 militantes que ontem reuniram em Sintra chumbou o apoio a Marco Almeida. A proposta de coligação teve apenas dois votos a favor e três abstenções.

A votação não trava, porém, o processo. A decisão final caberá agora à direção do partido, tendo o líder da distrital - presente na reunião - anunciado que levará a posição da concelhia a Assunção Cristas.

João Gonçalves Pereira tem estado em negociações com Marco Almeida, o candidato que deverá ter o apoio do PSD, mas que considera essencial ter também os centristas na coligação para ganhar Sintra ao PS.

As negociações ainda não estão fechadas e a relação do candidato com a concelhia do PSD também não tem sido fácil.

Concelhia do PSD também está em colisão com Marco Almeida

Esta semana a concelhia social-democrata de Sintra aprovou por unanimidade o nome de António Rodrigues para cabeça de lista à Assembleia Municipal quando Marco Almeida tinha já anunciado António Capucho para esse lugar.

Como o SOL noticia hoje, Capucho resolveu, porém, sair de cena.

Ao que o SOL apurou, não foi o incómodo expresso por Pedro Passos Coelho na última reunião da comissão permanente do PSD com o seu nome que fez Capucho tomar esta decisão.

António Capucho entendeu que indicar José Ribeiro e Castro para cabeça de lista à Assembleia Municipal poderia ajudar as negociações que estão em curso entre os centristas, Marco Almeida e os sociais-democratas.

Ribeiro e Castro disponível 

Ribeiro e Castro já confirmou ao SOL disponibilidade para avançar caso haja acordo entre os partidos em torno do seu nome.

Recorde-se que Ribeiro e Castro já foi presidente da Assembleia Municipal de Sintra com a coligação liderada por Fernando Seara que conquistou a Câmara ao PS.

Líder da concelhia candidato?

No caso do PSD, a decisão da concelhia fez a distrital avocar o processo de decisão.

No caso do CDS, o líder da distrital limitou-se para já a dizer que vai levar o caso à direção.

Silvino Rodrigues, presidente da concelhia de Sintra, foi um dos nomes apontados durante a reunião para ser candidato pelo partido em Sintra.