Economia

Guia para quem quer comprar carro elétrico

Quer ter um carro elétrico? Tenha atenção estes detalhes

Que cuidados deve ter?

Para quem tem preocupações com o ambiente, adquirir um carro elétrico é, por si só, uma mais-valia. Há, no entanto, outros fatores que podem levar a esta compra: os custos de manutenção de um carro elétrico são mais reduzidos do que num veículo convencional, uma vez que não usam correias, óleos de motor ou filtros. Também permitem uma redução em impostos, pois estão isentos de imposto sobre veículos aquando da sua aquisição e também estão desobrigados do pagamento de imposto de circulação.

O custo de aquisição é mais elevado? 

Em comparação com os carros convencionais, os elétricos ainda apresentam um custo elevado visto não serem produzidos em grande escala. Este preço é mais elevado essencialmente devido ao custo das baterias. Além disso, apresentam ainda uma autonomia relativamente reduzida, estando dependentes dos postos de carregamento, que ainda são raros, apesar de ter existido uma aposta nos últimos meses nesse sentido. 

O governo atribui algum tipo de incentivo? 

O Orçamento do Estado para este ano atribuiu um subsídio de 2250 euros para as primeiras mil pessoas a apresentarem um comprovativo de compra de um carro elétrico. Esta verba é atribuída pelo Fundo Ambiental.

Qual a sua durabilidade? 

É muito semelhante à dos automóveis de combustível líquido. No entanto, o motor poderá ter uma durabilidade superior a um motor de combustão uma vez que apresenta menos desgaste e menor necessidade de manutenção e lubrificação. Mas a bateria poderá ter uma vida mais limitada dependendo da tecnologia utilizada, da utilização e das condições de armazenamento. As baterias podem ainda ser afetadas pelas temperaturas extremas, os carregamentos em excesso e as descargas completas.