Patrícia Mamona salta 14,32 metros e conquista a prata nos Europeus de atletismo

A atleta portuguesa sagrou-se vice-campeã europeia no triplo salto nos Campeonatos da Europa de pista coberta que decorrem em Belgrado, perdendo o ouro para a alemã Kristin Gierish.

Num dia marcado pelas eleições no clube leonino, a atleta do Sporting Patrícia Mamona conquistou a prata este sábado, tornando-se vice-campeã na prova de triplo salto em Belgrado (Sérvia), nos Europeus de pista coberta. A portuguesa saltou 14,32 metros, melhor marca pessoal do ano, tendo ficado cinco centímetros atrás da vencedora, a alemã Kristin Gierisch.

Patrícia Mamona começou bem a prova, liderando o concurso com um salto de 14,24 metros. No segundo ensaio, melhorou a marca em um centímetro. Voltou a melhorar no terceiro ensaio com 14,29 metros e, depois de um nulo, arrematou a medalha de prata com o salto de 14,32 metros. Parecia ter dado tudo, e o último salto foi o pior, ficando-se pelos 14,01 metros.

A atleta prova a boa forma e, depois do ouro nos Europeus de Amesterdão (2016) e da prata nos Europeus de Helsínquia (2012), ambos disputados ao ar livre, Mamona volta a dar motivos de alegria ao atletismo português.

Quem também teve um bom desempenho foi Susana Costa, a outra portuguesa em competição, que terminou a prova no sétimo posto, conquistando um novo máximo pessoal: 13,99 metros.