OMS. Drogas matam cerca de meio milhão de pessoas por ano

Organização Mundial da Saúde diz que a questão deve ser encarada como um problema de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou ontem que, todos os anos, o consumo de drogas mata cerca de meio milhão de pessoas de todo o mundo.

“A OMS estima que o consumo de drogas seja responsável por cerca de meio milhão de mortos a cada ano. Mas esta estimativa representa apenas uma pequena parte dos danos causados pelo problema mundial das drogas”, afirmou Margaret Chan, atual diretora do organismo, durante a sua intervenção na Comissão de Narcóticos das Nações Unidas.

A responsável alertou para o facto de esta ser uma situação preocupante e de, em muitos casos, estar a agravar-se: “Muitos países estão a experimentar uma crise de emergência sanitária devido a mortes por overdose”, afirmou Margaret Chan que, perante os 53 países presentes, pediu que se começasse a encarar o problema das drogas como uma questão de saúde pública, e não como algo que é resolvido com medidas penais.

Estes dados são superiores aos que foram apresentados pelas Nações Unidas que, no ano passado, revelaram que, por ano, morriam cerca de 200 mil pessoas devido ao consumo de drogas.

Mortalidade em Portugal

Segundo o relatório anual do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), em 2015 morreram 118 pessoas “com a presença de pelo menos uma substância ilícita ou seu metabolito” em Portugal. Destas, 40 foram vítimas de overdose. “Pelo segundo ano consecutivo que se constata um aumento no número de overdoses (+21% face a 2014), apesar de os valores dos últimos cinco anos se manterem aquém dos registados entre 2008 e 2010”, refere o mesmo documento. Em 53% dos casos de overdose foram detetados opiáceos, seguindo-se a prevalência de canábis (30%), cocaína (28%) e metadona (25%).

Quanto aos restantes óbitos relacionados com o consumo de substâncias ilícitas, o relatório do SICAD explica que a maioria envolveu acidentes (46%). Os outros casos foram mortes naturais (33%), suicídios (20%) e homicídios (6%).

O mesmo documento refere que, segundo dados recolhidos em 2012, a canábis era a droga mais consumida em Portugal. O ecstasy e a cocaína ocupam o segundo e o terceiro lugar, respetivamente. J. M. A.