Portugal. Empresas anteveem mais emprego no segundo trimestre

ManpowerGroup Employment Outlook Survey revela também que os salários podem aumentar no mesmo período 

Portugal. Empresas anteveem mais emprego no segundo trimestre

Os empregadores portugueses admitem que o nível de contratações vai-se manter entre abril e junho de 2017, com 12% a preverem um aumento, 2% a anteverem uma redução e 81% a considerarem que não haverá alterações. A projeção para a criação líquida de emprego situa-se nos 10%. A conclusão é de um estudo realizado pelo Manpower-Group Employment Outlook.

Os empregadores dos nove setores preveem um crescimento da contratação durante o segundo trimestre de 2017. A melhoria mais significativa é prevista nas finanças, seguros, imobiliário e serviços, setor no qual a projeção para a criação líquida de emprego é de 19%. Já nos setores da restauração e hotelaria e da agricultura, florestas e pescas é projetada uma subida de 16% e 15%, respetivamente. Os empregadores do setor do comércio grossista e retalhista reportam perspetivas de contratação com valores assinaláveis, de 13%, e 12% no setor da construção. As perspetivas mais moderadas surgem dos setores da indústria e público com 2% e 4%, respetivamente. 

Sete setores melhoram

Em comparação com o primeiro trimestre do ano, as intenções de contratação melhoram em sete dos nove setores. Os empregadores do setor de finanças, seguros, imobiliário e serviços reportam um aumento significativo de 18 pontos percentuais, enquanto a projeção para o setor de fornecimento de eletricidade, gás e água é de uma melhoria de 12 pontos percentuais. No setor da construção, os empregadores reportam um aumento de 10 pontos percentuais, enquanto se prevê uma melhoria de 8 e 7 pontos percentuais, respetivamente, nos setores de agricultura, florestas e pescas e de comércio grossista e retalhista. Contudo, as perspetivas de contratação decrescem em dois setores, com maior relevância no setor de transportes, logística e comunicações, que desce quatro pontos percentuais.

10% no segundo trimestre “O ManpowerGroup Employment Outlook Survey projeta, para o segundo trimestre de 2017, que continuaremos a assistir a uma tendência positiva no mundo do trabalho em Portugal. A criação líquida de emprego vai aumentar 10%, o que certamente terá um efeito positivo no consumo privado, com impacto direto na economia nacional. Se a esta projeção juntarmos a análise ao comportamento das taxas de juro comunicadas pelo Banco Central Europeu, podemos esperar que exista um efeito positivo no crescimento do nosso produto interno bruto”, refere Nuno Gameiro, country manager da ManpowerGroup Portugal.

Os empregadores portugueses estimam que a contratação prosseguirá em terreno positivo nas três grandes regiões do país durante o segundo trimestre de 2017. Os empregadores com melhores perspetivas são os do Sul, que projetam uma criação líquida de emprego de 12%. Tanto no Norte como no Centro antevê-se um aumento otimista, de 10% e 9%, respetivamente.

Melhores salários

As perspetivas também são animadoras em termos salariais. O estudo acredita que a massa salarial aumente nas quatro categorias referidas durante o segundo trimestre de 2017. Nas grandes e nas médias empresas, as projeções para a criação líquida de emprego apontam para um crescimento sustentado de 18% e de 15%, respetivamente. O aumento será ligeiramente mais moderado nas pequenas empresas, com um crescimento previsto de 9%, e significativamente mais baixo nas microempresas, embora positivo, com uma projeção para a criação líquida de emprego de 4%.