Marcelo vai condecorar Soares dos Santos

O Presidente da República quer condecorar Soares dos Santos com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial

Marcelo vai condecorar Soares dos Santos

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou esta sexta-feira que vai condecorar o empresário Alexandre Soares dos Santos, presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos – que até em 2013 esteve à frente do grupo Jerónimo Martins – pelo seu reconhecimento e pelo “papel nacional”.

O Presidente fez o anúncio durante a apresentação pública da Fundação Oceano Azul, que está ligada  à Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Soares dos Santos não esteve presente na cerimónia, realizada no Convento do Beato, mas o chefe de Estado fez questão de lhe prestar uma homenagem e de anunciar que decidiu "agraciá-lo com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial".

"É, mais uma vez, o reconhecimento do papel nacional de um grande empresário sensível a todos os grandes desafios da nossa pátria, mas também aos desafios universais, em que sublinharia a formação, e agora o papel dos oceanos. Em tempo adequado terei a honra e o prazer de proceder à entrega dessas insígnias, mas fica aqui feita a homenagem a Alexandre Soares dos Santos", disse Marcelo Rebelo de Sousa.

No discurso que realizou  nesta cerimónia, o Presidente da República considerou que "Portugal continua a estabelecer com o mar uma relação mais de coexistência passiva do que de aproveitamento ativo", e elogiou a ação dos seus antecessores Cavaco Silva e de Mário Soares.