Três tigres bebés resgatados no aeroporto de Beirute

Animais estavam há uma semana fechados numa caixa de madeira, cobertos de excrementos e de vermes.

Um grupo libanês de defesa dos direitos dos animais anunciou ter salvado três tigres bebés da Sibéria, encontrados desidratados e infestados de vermes no aeroporto de Beirute, em trânsito para um jardim zoológico sírio.

As crias foram resgatadas pela Animals Lebanon no início da semana, depois de terem passado mais de sete dias fechados numa caixa e em condições “inaceitáveis” naquele aeroporto.

Os animais chegaram ao aeroporto a 7 de março, vindos da Ucrânia, e por uma suposta confusão sobre a viagem, passaram uma semana dentro de uma caixa de madeira, adiantou à AFP a vice-presidente da organização Maggie Shaarawi. “Ninguém lá foi, não havia lugar para eles urinarem, estavam no meio de urina e fezes, não havia forma de beberem.”

As imagens recolhidas pela Animals Lebanon mostram os pequenos tigres debilitados, cobertos de vermes e de excrementos. Quando o grupo de defesa dos animais soube da expedição dos tigres pediu ao Ministério da Agricultura que se inteirasse das condições da viagem e da conformidade com as convenções libanesas e internacionais. Um juiz ordenou então que os animais fossem entregues à Animals Lebanon devido a “sérias preocupações sobre o seu estado de saúde”.

A responsável da organização não adiantou pormenores sobre onde se encontram agora os tigres, mas garantiu que irão permanecer sob proteção da organização até que a justiça decida “o reenvio, ou não, para o seu proprietário”. A licença que acompanhava a expedição dos animais indicava o envio por um “empresário privado” da Ucrânia para o Zoo Samer Alehsenawi, perto de Damasco, escreve a AFP.

O Líbano é desde 2013 membro da Convenção internacional sobre espécies selvagens ameaçadas de extinção e em julho passado o ministério libanês da Agricultura emitiu um decreto que visa o tráfico de grandes felinos, como leões, tigres e pumas, impondo aos jardins zoológicos autorizações oficiais.