12% da população mundial não tem acesso a água potável

A Papua Nova Guiné é o país com menor disponibilidade de água potável

O Conselho Mundial da Água lança o alerta: 12% da população mundial não tem acesso a água potável e as doenças relacionadas a água causam 3,5 milhões de mortes por ano.

A organização aproveita o Dia Mundial da Água, que se assinala dia 22 de Março, para lembrar alguns números que pintam um cenário longe do ideal: atualmente, 319 milhões dos africanos da região subsaariana (ou 32% da população da região), 554 milhões de asiáticos (12,5% da população da região) e 50 milhões de sul-americanos (8% da população daquela região), não têm acesso a água potável. A Papua Nova Guiné é o país com menor disponibilidade, com apenas 40% da população a ter acesso a água potável, logo seguido da Guiné Equatorial (48%) e Angola (49%).

O Conselho Mundial da Água, fundado em 1996, é composto por mais de 300 organizações e tem como objetivo principal aumentar a disponibilidade de água potável e ajudar a reforçar a segurança hídrica em geral. Este ano, o Dia Mundial é especialmente dedicado ao desperdício de água. Segundo o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, “aproximadamente 90% das águas residuais do mundo são despejadas no meio ambiente sem tratamento, enquanto mais de 923 milhões de pessoas no mundo não tem acesso a água potável”.

O responsável relembra a importância a urgência em inverter esta situação, referindo ainda que “por cada dólar investido em água potável e saneamento, existe um retorno avaliado em 4,3 dólares (400%) através da redução dos custos relacionados com cuidados de saúde”.