Cães conseguem ‘enganar’ para terem o que querem dos donos

Estudo foi publicado na revista científica Animal Cognition

Foi um grupo de investigadores suíços, da Universidade de Zurique, quem fez esta descoberta. Os cães têm a capacidade de enganar os humanos para conseguirem aquilo que querem.

Segundo a publicação MRCVS online, Marianne Heberle, a principal autora do estudo, “isto acontece muito frequentemente, mas não está bem estudado”. Por essa mesma razão é que a investigadora juntou cães e pessoas – uma que agia de forma cooperante ao dar comida ao animal e outra que agia de uma maneira mais competitiva, ao guardar a comida para si.

Depois disto, tentaram perceber qual das pessoas estava a agir de forma cooperante e qual é que estava a agir de forma competitiva. Os cães tiveram a possibilidade de levar a pessoa cooperante para um de três locais, um com uma salsicha, outro com um biscoito para cães e um outro com nada. Depois de levar o seu parceiro para um dos locais, o cão podia comer o que quisesse.

Segundo o que os investigadores adiantam, esta experiência deu a possibilidade de o cão ‘enganar’ o seu parceiro competitivo, ao levá-lo para o local que não tinha alimento nenhum antes de levar o parceiro cooperante para o local com comida.

Aos olhos dos cientistas, “estes resultados mostram que os cães conseguem distinguir entre o parceiro cooperante e o parceiro competitivo e mostra a flexibilidade dos cães para ajustar o seu comportamento e que são capazes de usar táticas para ‘enganar’”.