Consumidores europeus mais confiantes

A confiança dos consumidores europeus voltou a subir, mas mantém-se negativa, e o BCE anuncia que terá mais pessoal para a supervisão. 

De acordo com uma estimativa divulgada pela Comissão Europeia (CE), a confiança dos consumidores na zona euro aumentou 1,2 pontos de fevereiro para março fixando-se agora nos -5,0 pontos e no conjunto dos 28 países da União Europeia subiu 1 ponto para os -4,2.

Segundo os dados da Direção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da CE, em fevereiro, o indicador tinha recuado 1,4 pontos na zona euro e 0,9 na UE.

Também em Bruxelas o Banco Central Europeu (BCE) anunciou que vai criar 140 empregos na área da supervisão este ano.

No Parlamento Europeu, a presidente do conselho de supervisão, que apresentou o Relatório de Supervisão do BCE, revelou que o conselho de governadores aprovou "141,5 novos postos de trabalho equivalentes a tempo inteiro para 2017, com contratos a termo e sem termo".

Segundo Daniéle Nouy, a contratação reflete "as novas necessidades criadas pelo aumento do número de tarefas desde 2015, uma vez que o BCE tem neste momento que supervisionar um maior número de entidades significativas".

Em 2016, o BCE criou 160 postos de trabalho adicionais (com e sem termo) nas áreas operativas da supervisão bancária. O banco central realiza desde novembro de 2014 a supervisão unificada dos bancos da zona euro.