Previsão de crescimento de 2,4%

O Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) estima que a economia portuguesa tenha crescido no primeiro trimestre deste ano 2,4% em termos homólogos e 0,6% em relação ao trimestre anterior. A confirmar-se, esta estimativa seria a maior subida homóloga do PIB desde o segundo trimestre de 2010 (2,5%).

Na síntese de conjuntura de abril, o grupo de análise económica do ISEG afirma que “a informação disponível sugere que o primeiro trimestre de 2017 voltou a registar um nível de crescimento homólogo relativamente elevado” e ressalva que no que se refere a março, a informação trimestral está incompleta.

O ISEG considera ainda que a “composição deste crescimento difere um pouco da observada no último trimestre de 2016” e tem como característica “um crescimento mais moderado do consumo privado, um crescimento mais intenso da formação bruta de capital fixo e um crescimento mais forte das exportações e importações, mas com um resultado ligeiramente negativo em termos do contributo” da Procura Externa Líquida.

No início do mês o Católica-Lisbon Forecasting Lab (NECEP), da Universidade previu a subida do PIB no primeiro trimestre para 2,7%, valor mais alto que o do ISEG. Para o conjunto de 2017, o NECEP prevê mesmo um crescimento de 2,4%, o que seria a maior subida desde 2007 – 2,5%.  A projecção está acima da do próprio Governo, que considera que será, depois de actualizada, de 2%.

A estimativa rápida das Contas Nacionais Trimestrais relativas ao primeiro trimestre será divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística a 15 de maio.