Regresso às aulas, rentrée ou simplesmente ‘acabou-se a vida boa’

É impossível nesta altura do ano não viver sob o efeito de uma ligeira depressão.

De uma vida ao ar livre, cheia de praia, piscina, amigos, livros, crianças e salpicos de descanso, o regresso ao trabalho é das torturas mais requintadas de que tenho conhecimento.

E com ela, um rol de afazeres e obrigações que se impõem e que tornam os dias um verdadeiro Inferno

E a verdade é que cada vez nos lembram mais cedo que a rotina está ao virar da esquina.

Com as marcas a comunicarem o regresso aulas logo a partir de agosto é impossível não ficarmos logo a pensar no que vamos ter de comprar, no dinheiro que vamos gastar, no que temos de organizar. E não comunicam só as marcas que se focam em material escolar e tudo o que as crianças precisam, todos aproveitam para dizer qualquer coisinha: reorganize a sua casa, prepare-se para o inverno com uma nova televisão, faça uma limpeza de pele, cuide do cabelo no pós-verão, reinvente o seu guarda roupa.

Para quem trabalha em marketing e comunicação este é um dos momentos fulcrais do ano com as pessoas disponíveis para reorganizar a sua vida e assim investirem um pouco mais – nem que seja por obrigação. É quase como uma antecipação das resoluções de ano novo que trazem novas oportunidades às marcas.

E por isso é tão importante planear bem esta comunicação. É sabido que o país ‘pára’ em agosto e por isso temos de ter tudo desenvolvido e pensado para entrar no momento certo e impactar o target quando de facto já começam a pensar no regresso à vida real. 

As campanhas mais bem sucedidas arrancam cedo e comprovam assim a importância de um planeamento estratégico e rigoroso que garanta que a sua marca é a primeira a entrar no radar.

Mas igualmente importante é ter uma criatividade catchy que toque pais e filhos. Sabemos que os filhos são os maiores influenciadores e por isso muitas marcas apostam em músicas ou colaborações com artistas para criar jingles que de alguma forma fiquem na cabeça. Além disso também parcerias com os conteúdos preferidos dos mais novos, com merchandising a condizer, são garantia de uma maior procura.

E depois o fator mais importante: garantir que os seus filhos só querem aquilo, pois sabemos bem que o orçamento é dos pais, mas o poder de persuasão é deles.

Das necessidades dos seus filhos para as suas, é um instante e, por isso, o rol de marcas a comunicar nesta altura aumenta de ano para ano. E isto é bom porque já que temos de voltar, pelo menos podemos adicionar umas comprinhas e atenuar o sofrimento do regresso. 

Esteja em que fase estiver, já a toda velocidade a trabalhar ou ainda estendido numa qualquer praia dourado, uma coisa é certa : ninguém escapa a rentrée.

Boa sorte e não desespere que para o ano há mais férias grandes!

*Diretora Criativa Havas Sports& Entertainment