Aumento das temperaturas traz cuidados redobrados

A Autoridade Marítima pede atenção ao mar e o IPMA declarou alerta amarelo para três distritos

O aumento da temperatura pode ser convidativo a um dia passado à beira-mar no entanto, uma vez que época balnear já terminou em praticamente todos os concelhos, o que implica que não existe vigilância nas praias, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alerta para os cuidados extra a ter.

Num comunicado publicado esta segunda feira, a AMN “aconselha a todos aqueles que ainda pretendam frequentar as praias que deverão adotar sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água, tendo igualmente presente que a maioria das praias podem não se encontrar vigiadas nem conter sinalização relativa ao estado do mar”.

Para além da falta de vigilância, o alerta inclui também uma ressalva sobre a diminuição da temperatura da água do mar, que está prevista variar entre os 15 e os 19 graus, “sendo por isso mais provável a ocorrência de choques térmicos e congestões quando se mergulha na água do mar”.

“Vigie as suas crianças” e “nunca vire as costas ao mar nem caminhe na areia molhada” são também alguns dos conselhos presentes no comunicado que se juntam à já conhecida espera de três horas após uma refeição e antes de ir a banhos. Sem vigilância e sem qualquer indicação sobre o mar, normalmente expressa através das bandeiras dos nadadores salvadores, “um golpe de mar pode arrastá-lo para situações perigosas”, alerta a ANM.

As temperaturas máximas para esta terça feira podem chegam aos 35º, nos distritos de Beja e Castelo Branco, e entre os 24º e os 30º no resto do país. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) declarou aviso amarelo para os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal devido às altas temperaturas e está "no período crítico até 15 de outubro", no que aos incêndios diz respeito, tendo definido o nível "muito elevado" na zona interior norte e centro e no Algarve.

Cada Câmara Municipal define o período para a época balnear e a única que se mantém até 15 de outubro é o concelho de Albufeira.