Camada de poeiras do Norte de África chegam a Portugal

Poderá ser necessário reforçar medidas de proteção da população

Uma camada de poeiras vinda do Norte de África chega esta quinta-feira a Portugal continental, alerta o Instituto do Mar e da Atmosfera (IPMA), referindo que será necessário reforçar as medidas de proteção da população mais vulnerável (crianças, idosos, grávidas, pessoas com problemas respiratórios e doenças cardiovasculares).

No final da manhã desta quinta-feira, as poeiras vão entrar “na circulação de um anticiclone que está centrado na região de Cádis” que chegará até Portugal continental com possibilidade de atingir a Madeira. O IPMA referiu que as poeiras irão manter-se no país até sábado e que a concentração da camada será maior na região Sul do que na região Norte. 

A Direção-Geral de Saúde (DGS), numa nota publicada no site acerca da poluição atmosférica, já tinha alertado a população para “uma persistência das condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão dos poluentes, nos próximos dias, com efeitos adversos na qualidade do ar, e a ocorrência de eventos naturais de partículas nas regiões do Alentejo e Algarve”. Na mesma nota a entidade relembrou ainda que nos últimos dias estas condições são influenciadas pelos incêndios, que libertam poluentes para a atmosfera que têm impactos negativos na saúde humana.