Marcelo: “Há questões que vão ter de ser acompanhadas com cuidado”

O Presidente da República considerou positivas as medidas do Conselho de Ministro mas alertou para algumas situações que o governo deve ter em atenção

Marcelo: “Há questões que vão ter de ser acompanhadas com cuidado”

Foi um discurso de reconhecimento e alerta. Marcelo Rebelo de Sousa considerou positivas as verbas que foram disponibilizadas segundo o levantamento de prejuízos feito pelos autarcas, mas alertou para algumas questões que terão de ser "acompanhadas com cuidado".

"Este é o começo de um processo e há questões que vão ter de ser acompanhadas com cuidado", disse o Chefe de Estado. Duas delas são a agricultura e a pecuária. Marcelo Rebelo de Sousa alerta que "é mais fácil calcular os prejuízos numa empresa industrial ou comercial que fecha ou que fica danificada do que os muitos prejuízos que nas sua pequena agricultura, no seu sustento, têm muitos daqueles que foram afetados por esta tragédia". "A experiência mostrará se essas verbas não vão sendo reajustadas no tempo", acrescentou o Presidente da Republica.

Sobre o SIRESP, Marcelo louvou a decisão do Governo caracterizando a decisão de "uma ideia fundamental". A atribuição dos meios aéreos à força aérea e a inclusão das forças armadas na prevenção e combate aos incêndios são, para o Chefe de Estado "positivo". No entanto o Presidente da República deixa uma questão no ar: "Quem vai liderar o quê na hora da verdade? Porque existindo várias instituições, mostra a experiência que um comando com uma liderança clara é essencial".

O apoio do resto do país na recuperação da zona centro é também um alerta que Marcelo deixou. "É preciso que o resto do país perceba que estamos perante uma emergência, nomeadamente na região centro, e que queira duradouramente perceber e acompanhar o esforço financeiro que é necessário fazer", afirmou.