Sahar Dofdaa. A foto que ilustra a fome e o desespero na Síria

As imagens podem ser chocantes e causar alguma impressão aos mais sensíveis.  

Sahar Dofdaa. A foto que ilustra a fome e o desespero na Síria

As imagens de uma bebé síria, com apenas um mês de idade, foram divulgadas na segunda-feira passada, e estão a dar conta daquilo que é um retrato da forte crise alimentar na Síria. As imagens são verdadeiramente chocantes.

A bebé síria era vítima de uma severa desnutrição, e as imagens mostram a menina a ser pesada numa clínica, na cidade de Hamouria, que é controlada pelos rebeldes, nos arredores de Damasco, onde aparece o peso – menos de dois quilogramas.

As imagens de Sahar Dofdaa são de 21 de outubro, mas agora servem apenas para ilustrar a catástrofe que assola o país neste momento de guerra. Ainda que as coisas já estejam mais calmas, os hospitais públicos já começam a funcionar, mas muito lentamente. Os recursos ainda são poucos e há muitas crianças em risco de desnutrição. 

A menina acabou por não resistir, pois a mãe, que também estava igualmente mal nutrida, não foi capaz de a continuar a amamentar, e o pai não tinha capacidade para adquirir leite e suplementos.

“Os abastecimentos estão muito reduzidos e, se isto continua, mais crianças vão morrer”, avançou um funcionário da ajuda humanitária, em declarações ao The Guardian.

De acordo com a Agência AFP, que partilhou várias imagens da bebé, só nos últimos três meses mais de mil crianças sofreram de desnutrição aguda, na região oriental de Ghouta, segundo esclarecem alguns dados cedidos pela UNICEF. 

Neste momento, há mais 1589 crianças em risco.