Spice it up

Os dias são curtos e frios e, com eles, chega aquela necessidade de aconchego, amor e conforto… Mas também a vontade de comer mais faz-nos sentir mais felizes e reconfortados. 

E sabe tão bem, não é? Bem, vamos dar a volta à situação e garantir que continuamos a dar ao nosso corpo os nutrientes necessários para se manter nutrido e cheio de energia, com todo o conforto que ele nos pede. Assim sendo, proponho um dos meus legumes favoritos: a querida abóbora. Estou a falar do ponto de vista culinário pois, do ponto de vista da botânica, é um fruto. A boa da abóbora aumenta a nossa sensação de saciedade, devido à presença de fibras, e ajuda a fortalecer o sistema imunológico, por ser rica em vitaminas A e C – e bem precisamos nesta altura do ano. Por ter poucas calorias e ser rica em fibras, ajuda na perda de peso. Nesta receita, o kick está nas especiarias, alguns dos meus ingredientes favoritos e com vantagens incríveis para o nosso organismo. Vou apenas mencionar as que me levam a elegê-los. A curcuma , amarelo alaranjado da família do gengibre, é um potente anti-inflamatório que melhora a função cerebral . A canela diminui a fadiga e melhora o estado de ânimo porque aumenta a resistência ao stresse; ajuda na digestão, principalmente quando misturada com o mel, porque este tem enzimas que facilitam a digestão, e também porque diminui o apetite, pois é rica em fibra. A pimenta-de-caiena é um excelente auxiliar na diminuição do muco das gripes e constipações, no alívio de sintomas da gripe e na aceleração do metabolismo, ajudando o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras.

SMOOTHIE QUENTE DE ABÓBORA COM ESPECIARIAS 
Serve 2 

Ingredientes 
500 g de abóbora cortada grosseiramente e sem sementes 
1 dedo de gengibre
1 pau de canela 
1 copo de leite (use o que fizer a sua alma feliz)
2 colheres de sopa de mel
Raspa de laranja 
Fruta a gosto 

O meu blend de especiarias 
1 colher de chá de canela em pó 
1 colher de chá de curcuma
½ colher de café de pimenta-de-caiena

Método 
Coloque numa panela a abóbora cortada em cubos juntamente com 1 pau de canela e 1 dedo de gengibre cortado em lâminas. Cozinhe em água fervente por 20-25 minutos.

Escorra a água, retire o pau de canela e o gengibre, se assim desejar, e coloque no liquidificador. Adicione o leite, o blend de especiarias e o mel, e bata até obter a consistência desejada.
Sirva num prato, misture a raspa de laranja e adicione a fruta que desejar.