Costa celebra a “paz e reconciliação entre os povos europeus”

Discurso do primeiro-ministro durante as cerimónias do centenário da Batalha de La Lys

Durante a cerimónia do centenário da Batalha de La Lys, que se realizou esta segunda-feira na localidade de La Couture, o primeiro-ministro português celebrou a “paz e reconciliação entre os povos europeus”.

António Costa defendeu que, no futuro, é preciso olhar para “os erros do passado”. "Cem anos depois, celebramos a paz e a reconciliação entre os povos europeus e a sua vontade de construirmos juntos um futuro comum", afirmou o primeiro-ministro, num discurso que decorreu em frente ao Monumento aos Mortos portugueses.

Costa aproveitou para sublinhar “o profundo reconhecimento” pela presença do presidente francês Emmanuel Macron no cemitério militar de Richebourg.

O primeiro-ministro dirigiu-se também às forças armadas portuguesas, elogiando as "dignas herdeiras de uma tradição militar", e aos emigrantes, que "engrandecem a França e prestigiam Portugal".

No âmbito das comemorações do centenário da Batalha de La Lys, estão incluídas o descerrar de placas em Arras e Lille e visitas a exposições nessas cidades.