Grupo de Amizade Portugal- Alemanha em risco

Restrições orçamentais do Bundestag colocam em causa futuro do grupo de amizade parlamentar.

O grupo parlamentar de amizade Portugal-Alemanha pode ter os dias contados. O Bundestag transmitiu à Assembleia da República que está a ponderar juntar Portugal e Espanha no mesmo grupo de amizade parlamentar. Uma solução que motivou a indignação do presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros.

O também deputado socialista Sérgio Sousa Pinto afirmou ao Público que "na diplomacia há regras e elas têm que ser cumpridas: não se aceitam as cartas de um embaixador de outro país em Portugal que tenha residência em Madrid".

A indignação, contudo, não é transversal a todos os parlamentares, inclusivé entre socialistas. Em declarações ao SOL, o presidente do grupo parlamentar Portugal-Alemanha, Pedro Delgado Alves, desdramatiza a situação: "É preciso perceber o que vai suceder, é preciso avaliar o modelo. Ainda é prematuro tomar uma decisão", pediu o socialista e colega de bancada de Sérgio Sousa Pinto.

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, ainda não se pronunciou sobre o pedido do Bundestag e não o deverá fazer enquanto estiver a representar o Estado português na deslocação ao Mundial, na Rússia.