A origem do conflito entre os Hells Angels e os Los Bandidos

O Hells Angels, fundado nos EUA, é o gang mais perigoso do mundo.

Entretanto, Mário Machado aproveitou o facto de estar preso para tirar o curso de Direito e começar a forjar um novo partido – a Nova Ordem Social (NOS) – e a fortalecer a sua ligação aos Los Bandidos através da criação dos Red&Golg, o braço português destes últimos. Terá sido um encontro agendado entre Mário Machado e alguns elementos do topo dos Los Bandidos que levou a que os Angels lhes montassem uma cilada.

Nesse mês de março, num sábado, enquanto representantes europeus dos Los Bandidos almoçavam com os portugueses, resguardados num restaurante do irmão de Mário Machado, no Prior Velho, cerca de 20 elementos dos Angels, encapuçados, invadiram o local e caíram sobre os rivais, atacando-os com facas, paus,  barras de ferro e martelos. Entre as seis vítimas, que foram internadas no hospital de Santa Maria em estado crítico, encontrava-se o líder do Los Bandidos da Alemanha.

Mário Machado safou-se por pouco. Atrasado, o líder português chegou ao local e, ao dar conta das motos e carrinhas do grupo rival que bloqueavam as entradas da rua onde se situa o restaurante do irmão, manteve-se afastado. Só quando os outros fugiram, já com a Polícia no terreno, o líder do partido nacionalista regressou ao local. Confrontado pelos jornalistas que ali acorreram, Mário Machado respondeu com um gesto – passou com a mão rente ao pescoço, evocando a imagem de uma decapitação – e uma promessa: «Nesta festa, vocês com certeza vão ter muito para falar no futuro!».

Esta rixa deixou as autoridades em alerta. A UNCT entrou em campo para apanhar os fugitivos e evitar represálias e, em conjunto com o SIS e as outras forças de segurança, passou a monitorizar aquela associação criminosa. A partir desse momento, sob escuta e apertada vigilância, os Angels, que não ficaram à espera que Mário Machado cumprisse a sua promessa, prepararam um novo ataque ao grupo rival, indo buscar reforços a outros grupos satélite. Com a Concentração Internacional de Motards, que se realiza entre 19 e 23 de julho no Algarve, à porta, a UNCT, para evitar os novos desacatos que estariam a ser planeados pelos Angels, passou-lhes a perna.