Quem está com quem na guerra interna no PSD

Luís Montenegro desafiou Rui Rio para um confronto em eleições diretas o mais cedo possível, mas o partido está dividido.

Os mais próximos de Rui Rio falam em ‘golpe de Estado’ e acusam os críticos de quererem destruir o PSD.

Do outro lado, o ex-líder parlamentar conta com o apoio de alguns dos principais críticos da atual direção, com o argumento de que está a conduzir o partido para o abismo, sendo chegado o momento de fazer uma clarificação interna.

Ao lado de Rui Rio

Morais Sarmento – Vice-presidente do PSD

Foi mandatário nacional da candidatura de Rui Rio à liderança, há um ano,
e integra a direção do partido como vice-presidente. Tem assumido uma posição mais discreta.

Adão Silva – Vice-presidente da bancada

É um dos homens de confiança de Rui Rio no grupo parlamentar. Está desde a primeira hora com Rui Rio e é defensor de que o atual líder deve cumprir o mandato até ao fim.

José Manuel Fernandes – Presidente da distrital de Braga

É líder de uma das mais importantes distritais do PSD e um dos maiores apoiantes de Rio. Diz que uma moção de censura seria «um golpe de Estado».

José Silvano – Secretário-geral do PSD

Foi escolhido por Rui Rio para substituir Barreiras Duarte, mas ficou fragilizado com o caso das falsas presenças. Rio nunca o deixou cair.

Salvador Malheiro – Vice-presidente do PSD

Tem sido um dos dirigentes do partido mais ativo a malhar nos críticos e são públicas as suas manobras para controlar o aparelho do PSD. Está com Rio desde a primeira hora.

Isabel Meireles – Vice-presidente do PSD

Foi a primeira a reagir à declaração de Montenegro. Acusou o ex-líder parlamentar de mentir e de querer apenas «salvar as pessoas que o rodeiam».

David Justino – Vice-presidente do PSD

Foi o coordenador da moção estratégica que Rui Rio levou ao congresso e uma das vozes mais respeitadas entre os apoiantes do atual líder.

Ângelo Correia – Ex-dirigente do PSD

Foi dos primeiros a condenar a tentativa dos críticos de antecipar as eleições internas.
«É uma doentia sede de poder que, na prática, vai destruir o partido»

 

Ao lado de Luís Montenegro

Paula Teixeira da Cruz – Ex-ministra da Justiça

É crítica da atual direção desde a primeira hora e estará ao lado de Luís Montenegro se a crise interna no PSD levar à realização de eleições internas.

Carlos Abreu Amorim – Deputado do PSD

Foi vice-presidente do grupo parlamentar liderado por Luís Montenegro e um dos principais críticos de Rui Rio. É favorável à antecipação das eleições diretas. 

Teresa Morais – Deputada do PSD

Teresa Morais já declarou o apoio ao ex-líder parlamentar e defende que é necessário «clarificar um caminho que está a desagradar à esmagadora maioria dos militantes».

Pedro Duarte – Ex-líder da JSD

Elogiou a «coragem» de Luís Montenegro e poderá apoiar a sua candidatura se a luta interna se concretizar. Foi dos primeiros a defender que o PSD deve mudar de líder.

Pedro Pinto – Presidente da distrital de Lisboa

Foi dos mais ativos na convocação de um conselho nacional extraordinário. Defende que este é «o momento da clarificação», porque há «muita gente» insatisfeita com Rui Rio.

Hugo Soares – Ex-líder parlamentar do PSD

Hugo Soares saiu da liderança do grupo parlamentar quando Rui Rio tomou conta do partido. Será um dos principais apoiantes de uma candidatura de Luís Montenegro.

Luís Campos Ferreira – Ex-deputado do PSD

Renunciou recentemente ao mandato de deputado e defendeu que Luís Montenegro será uma solução «muito forte» para liderar o partido. Estará ao seu lado na disputa interna.

Almeida Henriques – Autarca

Foi mandatário nacional da candidatura de Santana Lopes à liderança do PSD contra Rui Rio. Agora, o presidente da Câmara de Viseu é apontado como um dos principais apoiantes de Montenegro.