Diretor envolvido em polémica devido a viagens com alunas

António Ponces de Carvalho dirige os colégios João de Deus desde 2000

António Ponces de Carvalho, diretor da Associação de Jardins-Escolas João de Deus, está envolvido em polémica, depois da revista ‘Sábado’ divulgar fotografias que mostravam o responsável em viagens de finalistas com alunas e da sua gestão na insituição ser alvo de vários comentários em blogues e em grupos no Facebook.

Nas imagens divulgadas, António Ponces de Carvalho surge com as estudantes de fato de banho, em piscinas, e a pegá-las ao colo.

Em declarações à mesma revista, o diretor, que dirige aquela instituição desde 2000, revelou-se indignado.

“Qual é o problema? E não estão de férias, estão a fazer uma viagem de estudo. Bom, podemos começar aqui a discutir pedagogia, se quiser. Eu acho formativo, por exemplo, ir tomar banho com as alunas na praia da Coroa Vermelha. Sabe o que é? Devia informar-se. Foi a praia onde desembarcou o Álvares Cabral no Brasil e onde fez a primeira missa em solo americano, e o que digo às alunas é ‘vocês, amanhã, quando explicarem aos vossos meninos onde chegou o Álvares Cabral ao Brasil, vocês vão explicar com outra beleza’”, explicou à Sábado.

António Ponces de Carvalho referiu ainda que nunca teve um aluno que lhe “fizesse assédio sexual” durante muito anos enquanto professor “do ensino oficial”.

“Esse mal só existe em pessoas que têm a mente perversa, porca. Mente porca! Eu não tenho. Estou à vontade. Desde 1977 que vou às viagens de finalistas, nunca tive um aluno a apresentar queixa ou a dizer que tive um comportamento menos ético”, começou por dizer.

“Nunca tive uma proposta. E sei que de vez em quando acontecem, e não estou a falar aqui da escola, tenho colegas que me contam de alunas que os convidam para sair ou para jantar. Eu nunca tive uma aluna que me tivesse convidado para jantar ou para sair",  acrescentou.

Acerca da possibilidade de já ter sido o próprio a convidar alguma estudante, o diretor garante que “nunca” aconteceu.

“Nunca. Nenhuma, nunca estive com nenhuma aluna sozinho. Nunca. Nunca convidei nenhuma delas para nada. Olhos nos olhos, dou-lhe a minha palavra de honra. Acho um ultraje isso que está a dizer! Acho uma indignação! Quem é que acha que sou? Nunca toquei numa aluna. Nunca! Agora as pessoas podem dizer o que quiserem, mas venham dizer aqui à minha frente", afirmou.

Questionado acerca de algumas fotografias, António Ponces de Carvalho garante que são “brincadeiras”.

“Fizemos várias vezes isso nas piscinas, desde jogar à Linda Falua, aquilo em que as pessoas vão em fila. É um jogo de crianças! Como já jogámos à barra do lenço. Na outra vez jogámos polo aquático”, justificou.

A mesma revista adianta ainda que António Ponces de Carvalho está envolvido em várias polémicas, entre gastos, as viagens ao Brasil com alunas e as depressões e ainda litígios e a fuga de professores.