Casal detido pela GNR com folha de tabaco em Barcelos

Um casal foi detido com 90 quilos de folha de tabaco, no valor de cerca de 20 mil euros, em Barcelos.

A Unidade de Ação Fiscal, através do seu Destacamento de Ação Fiscal do Porto deteve um casal, o homem de 61 anos e a mulher 54 anos, por crime de introdução fraudulenta de tabaco no consumo, durante uma ação de fiscalização na Área de Serviço de Barcelos.

O casal estava naquela estação da Autoestrada A3, tendo sido surpreendido pela ação da GNR, visando o controlo da circulação de mercadorias sujeitas a ação fiscal e aduaneira.

Nessa ocasião, os militares do Destacamento de Ação Fiscal do Porto detetaram um veículo a transportar 90 quilos de folha de tabaco, sem que o casal tivesse qualquer tipo de documentação comercial ou aduaneira.

O valor estimado do tabaco aprendido é de cerca de 20 mil euros, dos quais 18 mil correspondem aos impostos devidos ao Estado, nomeadamente ao Imposto Especial de Consumo e IVA, segundo informou o comandante do Destacamento de Ação Fiscal do Porto da Guarda Nacional Republicana, capitão Ricardo Amaro.

Os detidos, após serem presentes ao Tribunal Judicial de Braga, ontem, ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.