Sindicato dos Médicos pode avançar com greve de internos no SNS

“A ministra da Saúde parece querer empurrar os médicos para formas de luta extremas”

Sindicato dos Médicos pode avançar com greve de internos no SNS

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) pode avançar com uma greve de médicos internos. Em causa está a forma como o Governo tem tratado estes profissionais em formação especializada, avança a agência Lusa.

O secretário-geral do Sindicato Independente avançou que está em contacto com a Federação Nacional dos Médicos (FNAM). Citado pela agência Lusa, Roque da Cunha explica que o objetivo é "o endurecimento dos protestos", que poderá resultar numa greve.

Segundo um documento a que a Lusa teve acesso, a comissão nacional de médicos internos do SIM está indignada com as recentes declarações de Marta Temido. As palavras da ministra da Saúde "reforçam uma eventual proposta para a obrigatoriedade" de os internos ficarem no Serviço Nacional de Saúde (SNS) após a conclusão do internato da especialidade

No mesmo documento, os médicos internos defende que a capacidade de formação do SNS encontra-se “no limite”, uma vez que os internos são 9 mil neste momento.

"A ministra da Saúde parece querer empurrar os médicos para formas de luta extremas. Afinal, o que aconteceria se os médicos internos, que correspondem a um terço dos médicos do SNS, suspendessem funções em contexto de greve?", questiona a comissão.

De acordo com a comissão, é preciso criar condições para que os jovens médicos queiram permanecer no SNS, entre estas condições está a abertura antecipada de concursos e mais condições de trabalho.