FC Porto defronta o Braga na Pedreira num encontro que pode sentenciar as contas do título

O Benfica recebe o Tondela a querer calar os cânticos do último ano.

FC Porto defronta o Braga na Pedreira num encontro que pode sentenciar as contas do título

Atenção às horas que este sábado tem as emoções da Liga portuguesa agendadas para mais cedo do que é habitual e com a particularidade adicional de estarem todas concentradas no mesmo dia.

Depois da paragem para as seleções, o campeonato está de regresso e com direito a jogo grande na Pedreira.
OFC Porto defronta o Braga num jogo que poderá revelar-se decisivo para as contas do título. No segundo lugar na tabela, com os mesmos 63 pontos que o Benfica, os azuis-e-brancos procuram isolar-se provisoriamente na liderança. Para isso sabem que precisam de um resultado tão positivo como o que conseguiram ante o conjunto de Abel Ferreira, há cerca de um mês, na primeira mão da meia final da Taça de Portugal (3-0). Esta será, aliás, uma dupla jornada entre os dois emblemas, que se voltam a encontrar, cinco dias depois (4 abril), de novo na casa do conjunto minhoto, para se conhecer o primeiro finalista da prova rainha do futebol português.

Num momento em que a presença do dragão no Jamor já parece ser um assunto arrumado, resta ao plantel minhoto colocar todas as fichas nesta 27.ª jornada se não quiser também abrir a possibilidade de ter que dividir o último lugar do pódio. Com 58 pontos, o Sporting de Braga assegura o terceiro lugar com uma vantagem de três para o Sporting (4.º), que, ainda durante este sábado, mas só depois deste duelo na Pedreira, irá entrar em ação em Chaves, com o Desportivo que segue no penúltima posto na tabela.

Benfica depende de si

Ainda durante o dia de hoje, mas já à noite, será a vez de o Benfica receber o Tondela, com os encarnados a saberem que só dependem de si para chegar ao título.

Por essa altura, a águia também já entra em campo com a informação do que aconteceu nos restantes encontros e a saber, por isso, qual dos adversários mais diretos perdeu pontos.

De notar que os auriverdes estão neste momento no primeiro lugar da zona de despromoção (16.ª), pelo que precisam de sair com pontos da capital.

Aliás, esse foi um feito conseguido por Pepa e companhia na época 2017/18, quando venceram por 3-2, na Luz, na jornada 32 da I Liga. Esta derrota, recorde-se, foi mesmo olhada como a causadora de o Benfica não ter alcançado o inédito pentacampeonato. «E esta noite, contra o Tondela, o penta xau, penta xau, penta xau…», fizeram-se ouvir os adeptos portistas, que colocaram um ponto final ao jejum dos últimos quatro anos.

Contudo, este ano o favoritismo parece estar totalmente do lado da águia, que, depois do desafio com os tondelenses, vai concentrar-se no dérbi de Alvalade.

Os comandados de Bruno Lage vão medir forças com o Sporting na quinta-feira (4 de abril) no encontro da 2.ª mão da meia-final da Taça de Portugal depois de terem vencido por 2-1, na Luz, no jogo da primeira mão.

O técnico leonino já informou que a equipa verde-e-branca está preparada para fazer frente à curta desvantagem. Arredado da luta pelo título há várias semanas, as competições secundárias caseiras ganham outro valor para o leão, que recorde-se, sagrou-se vencedor da Taça da Liga, após vitória sobre o FC Porto.